domingo, 1 de maio de 2011

O EXERCÍCIO E OS HORMÔNIOS

 
            O corpo humano é uma máquina perfeita, mas para que tudo funcione corretamente, vários são os sistemas responsáveis e o sistema endócrino é um deles. Os hormônios integram e regulam as funções corporais, contribuindo em quase todos os aspectos da função humana e proporcionando estabilidade e equilíbrio ao meio ambiente interno do nosso corpo.
            O exercício físico causa uma série de desregulações fisiológicas no nosso corpo, fazendo com que este atue em um estado de desequilíbrio se comparado ao repouso. Para que possamos passar de um estado de inatividade para um estado ativo  sem maiores problemas, os hormônios rapidamente tem seus níveis ajustados para atender as demandas impostas pelas mudanças ocorridas e esses ajustes nos trazem uma série de benefícios.
            Para que aja o equilíbrio em nosso corpo com a realização dos exercícios, é preciso que alguns hormônios sejam mais atuantes em suas funções e que outros diminuam suas atividades. Aqui vamos falar sobre alguns dos mais conhecidos deles, suas funções e suas alterações com o exercício.

·   Insulina – Tem como principal função transportar a glicose pra dentro das células para que esta possa ser utilizada como fonte de energia. Com o exercício, a insulina tem sua produção diminuída, já que a atividade física faz com que este hormônio seja mais eficiente. A diminuição dos níveis de insulina é proporcional à intensidade e a duração do exercício. Quanto mais leve e duradouro for o exercício, maior é a diminuição destes níveis, já que em exercícios prolongados com intensidade leve a moderada, há uma maior utilização da gordura e menor utilização de glicose como fonte de energia.
·   Glucagon – Tem a função inversa a insulina, transportando a glicose das células pra corrente sanguínea. Com o exercício físico, sua produção é aumentada, mantendo em equilíbrio os níveis de açúcar no sangue e evitando, em situações normais, a ocorrência de hipoglicemia, que é a diminuição excessiva dos níveis de glicose no sangue.
·   GH (hormônio do crescimento) – Tem como função principal o estimulo ao crescimento ósseo, muscular e tecidual. Com o exercício, a liberação desse hormônio se eleva. Quanto mais intensa for a atividade, maior é a sua liberação. Uma maior liberação do GH beneficia o crescimento e a remodelagem do músculo, do osso e do tecido conjuntivo. Além disso, aprimora a mistura de combustíveis durante o exercício, reduzindo principalmente a captação de glicose e aumentando a utilização de gorduras como fonte de energia, preservando o bom funcionamento do sistema nervoso central e dos músculos e otimizando o emagrecimento.
  • Hormônios tireóideos (T3 e T4) – Sua função, entre outras, é regular o metabolismo, além de auxiliar o GH na aceleração do crescimento. Em exercício, a liberação dos hormônios tireóideos aumenta, acelerando o metabolismo e auxiliando no emagrecimento. Níveis desregulados desses hormônios influenciam no metabolismo corporal e fazem com que as pessoas engordem (hipotireoidismo) ou emagreçam (hipertireoidismo), independente de alimentação ou exercícios.
  •  Testosterona - Esse hormônio é importante, entre outras coisas, no desenvolvimento muscular e no desempenho sexual. No homem, proporciona uma proteção significativa na manutenção da estrutura óssea. É o responsável por diferenciar homens e mulheres em relação à massa e força musculares, já que pessoas do sexo masculino tem níveis desse hormônio aproximadamente 10 vezes maior do que as do sexo feminino. Ao realizar exercícios, o nível desse hormônio se eleva, acarretando no aumento da força e da massa muscular, proporcionalmente para homens e mulheres.
  • Estrogênio Hormônio basicamente feminino (presente em pequenas quantidades no homem) tem entre outras funções controlar o ciclo menstrual, promover as características sexuais femininas e prevenir a reabsorção óssea. Com o exercício, a produção desse hormônio é aumentada, auxiliando na regularização da fase menstrual. Esse aumento, porém, pode não ser suficiente para retardar o enfraquecimento ósseo.
  • Cortisol – Tem como algumas de suas funções proporcionar uma melhor forma de lidar com o estresse e agir como agente antiinflamatório. Durante o exercício, os níveis deste hormônio aumentam, principalmente em pessoas destreinadas. Esse aumento proporciona ao individuo uma vida mais tranqüila e uma maior serenidade para lidar com os problemas do dia-a-dia.
  • Endorfina – Tem como funções principais a melhoria no humor, na resistência e no sistema imunológico, o efeito antienvelhecimento e o alívio nas dores. Em alguns exercícios como os aeróbicos, ele aumenta seus níveis e proporciona todos esses benefícios a quem os pratica. Por essas razões, algumas pessoas se dizem viciadas em exercícios como caminhadas e corridas, já que se acostumam com a produção maior principalmente desse hormônio.
  • Serotonina – Tem como algumas de suas funções a regulação do sono e do apetite, proporciona prazer e bem-estar e luta contra problemas como ansiedade e depressão. Tem seus índices elevados com a prática de exercícios físicos, principalmente em exercícios aeróbicos.

Acima foram abordadas apenas algumas das funções dos hormônios citados. Além disso, existem muitos outros com funções importantes no nosso organismo que aqui não foram mencionados. Todos eles se complementam para que possamos ter uma vida saudável e equilibrada.
Todos esses benefícios relacionados ao sistema endócrino com a prática de exercícios físicos nos acompanham por todo o tempo e não apenas enquanto a atividade é praticada.
Pessoas com mais de 30 anos devem se preocupar ainda mais em relação ao sistema endócrino, já que por volta desta idade os níveis hormonais tendem a iniciar o processo de diminuição em seus níveis. A atividade física tem papel fundamental neste processo, retardando e minimizando essas quedas. Porém, vale ressaltar que nunca é tarde para começar a se exercitar e tentar minimizar este processo. Por outro lado, não espere chegar aos 30 para começar a se preocupar com isso, já que quanto mais cedo começarmos nos exercícios, mais eficazes serão os benefícios relacionados a essa questão.

Um comentário:

  1. Ivan, você está de PARABÉNS pelo excelente texto elaborado acima! Hormônios e exercício tem uma relação muito importante! Tão importante que o exercício é capaz de controlar patologias puramente hormonais, como o Diabetes Mellitus. Portanto, mais uma vez PARABÉNS pela escolha do tema e pela excelente explanação do assunto!
    Dra. Paula Flecher B. Schlobach
    CRM 52.79562-3
    Endocrinologia
    Nutrologia
    Medicina do Exercício

    ResponderExcluir