sexta-feira, 13 de maio de 2011

MULHER E EXERCÍCIO FÍSICO

           Assim como os homens, as mulheres podem alcançar ganhos extraordinários com a prática de exercícios físicos. Algumas são as diferenças entre eles que podem influenciar no treinamento, mas nada que as empeça de obter os inúmeros benefícios que os exercícios podem lhes proporcionar.
Para que os ganhos obtidos com a prática desses exercícios possam ser equiparados proporcionalmente entre homens e mulheres, elas terão que suar a camisa um pouco mais, já que, em comparação com o sexo masculino, elas possuem menor massa muscular e maior tecido adiposo (gordura), fazendo com que seu metabolismo basal seja um pouco mais lento e tornando sua missão um pouco mais árdua. Além disso, o ciclo menstrual e os níveis diferentes de determinados hormônios são pontos que podem influenciar no treinamento feminino.
            Até a puberdade, homens e mulheres tem força e massa muscular semelhantes. Após essa fase, a quantidade de testosterona aumenta cerca de dez vezes mais no homem, comparado com a mulher. Se por um lado isso faz com que eles tenham mais força e músculos, por outro permite que elas se recuperem mais rápido de um treinamento, já que sua taxa de esgotamento físico é menor durante exercícios mais intensos. Pelo fato de ter um nível de testosterona muito menor, as mulheres não devem deixar de fazer exercícios com intensidades altas, como a musculação, com medo de ficarem com o corpo masculinizado, pois a não ser que elas tenham alguma disfunção hormonal ou ingiram algum tipo de hormônio, seus corpos nunca tomarão proporções masculinas.
            Estudos indicam que na grande maioria das mulheres, os exercícios não influenciam no ciclo menstrual e nem este influencia nos exercícios, porém isso pode acontecer caso haja um excesso de treinamento associado a uma má alimentação. Nesses casos, pode ocorrer o que chamamos de tríade da mulher. Essa síndrome ocorre quando ela treina intensamente visando a perda de peso e junto a isso adota comportamentos alimentares desordenados. Isso reduz a disponibilidade de energia, diminuindo a massa e a gordura corporais até um ponto que crie uma irregularidade menstrual, a oligomenorréia, que é o intervalo de 35 a 90 dias entre os períodos menstruais, ou acarrete na parada da menstruação por no mínimo 90 dias até definitivamente, o que chamamos de amenorréia.  Esses 2 problemas podem resultar em mais um, que é a osteoporose, já que a densidade óssea está diretamente relacionada com a regularidade menstrual e com o número total de ciclos menstruais, pois a diminuição dos ciclos ou a parada prematura da menstruação remove o efeito protetor do hormônio estrogênio sobre o osso, tornando essas mulheres mais vulneráveis a perda de cálcio, reduzindo consequentemente sua massa óssea.
Para as mulheres que sofrem influências das fases do ciclo menstrual em seu treinamento, o desempenho físico ideal é alcançado na fase pós-menstrual (5º ao 11º dia), provavelmente pela maior concentração de hormônios como o estrogênio, por exemplo. Já a fase pré-menstrual (23º ao 28º dia) é considerada a fase onde a capacidade de desempenho é reduzida, podendo ter diminuídos o volume e a intensidade dos seus treinos caso sintam alguma dor. O importante é seguir firme nos treinamentos, aproveitando que os exercícios podem minimizar as dores ou incômodos causadas pela menstruação.
Após a menopausa, as mulheres sofrem uma considerável queda nos seus níveis hormonais, ficando mais propensas a problemas como osteoporose, mau humor e mudanças estéticas. Daí elas começam a colher intensamente os frutos de toda uma vida saudável, de boa alimentação e exercícios físicos, já que essa combinação faz com que esses e outros sintomas indesejados sejam retardados ou minimizados. De qualquer forma, se você já está na menopausa e ainda não pratica exercícios, nunca é tarde para começar. Certamente eles ainda poderão fazer muito por sua saúde e estética.
 Enfim, a atividade física é uma grande aliada na saúde e na beleza feminina. Malhem e ativem essa fonte da juventude natural que há dentro de vocês. Cremes e tratamentos estéticos podem até ajudar, mas apenas como complemento de toda uma vida saudável e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário