quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

COMO RETORNAR AOS EXERCICIOS APÓS PERÍODO DE INATIVIDADE?

         Se você parou de se exercitar antes das festas natalinas, é adepto a norma de que o ano só começa mesmo após o carnaval e agora pretende voltar aos exercícios, ATENÇÃO! Cuidados essenciais devem ser tomados para que seu corpo se readapte da maneira mais natural possível a mais essa mudança de comportamento.
Sempre que incluímos séries de exercícios a nossa rotina ou voltamos a praticá-los após certo período de inatividade, há uma considerável mudança fisiológica em nosso corpo. Com isso, para que ele não sinta tanto essa diferença, precisamos seguir algumas dicas até que a forma física anterior seja readquirida e você possa dar continuidade a atividade escolhida em busca de seus objetivos.
Seja qual for o exercício praticado, nossa musculatura é sempre muito requisitada, principalmente nos de alta intensidade. Estes músculos, quando exigidos a uma intensidade maior do que a habitual, irão gerar uma desconfortável dor, chamada dor muscular tardia. Essas dores surgem cerca de 8 horas após o exercício feito, aumentando sua intensidade nas próximas 24 a 48 h e diminuindo progressivamente após 72 h. Quanto mais desproporcional for essa exigência aos músculos, maior será a dor. Além do sistema muscular, todos os outros sistemas do nosso corpo passam a ser mais exigidos com esse retorno a atividade física, precisando de cuidados especiais para que se readaptem e exerçam da melhor maneira suas funções.
            Quando falamos em exercícios anaeróbicos (musculação, ginástica localizada e pilates são alguns exemplos), falamos em exercícios de alta intensidade de curta a média duração, que exigem muito do nosso corpo, principalmente da nossa musculatura. Portanto alguns cuidados importantes precisam ser tomados para que esse retorno seja de uma forma mais tranqüila possível. Aqui vão eles:

ü      Faça menos exercícios, dando preferência aos que trabalhem prioritariamente os grupos musculares maiores como peitoral, costas e perna. Se preferir, mantenha os exercícios, mas diminua o número de séries em cada um deles. Por exemplo: se fazia 3 séries por exercício, reinicie fazendo 2.
ü      Ponha menos peso ao executar o exercício e dê um tempo um pouco maior de descanso entre os exercícios e suas séries.
ü      Evolua gradativamente. Vá aumentando devagar tanto a quantidade de exercícios e o nº de séries quanto os pesos e diminuindo aos poucos o tempo de descanso, até que você consiga voltar a treinar como antes.
ü      Alongue antes e principalmente depois dos exercícios. O alongamento auxilia na preparação dos músculos para os exercícios e alivia a tensão após a execução dos mesmos, evitando ou minimizando a dor muscular tardia.
ü      Se alimente de forma correta. Uma alimentação adequada, principalmente se tratando de proteínas, te ajudará a recuperar a forma perdida devido ao tempo de inatividade.

Em relação às atividades aeróbicas (caminhadas, corridas leves e pedaladas são exemplos), são exercícios de intensidade baixa e longa duração, que exigem principalmente, além da musculatura dos membros inferiores, abdômen e lombar, do nossos sistemas cardiorespiratório e cardiovascular. Para retornar a essas atividades sem ter problemas, faça o seguinte:

ü      Diminua o tempo da atividade inicialmente
ü     Faça a atividade um pouco mais devagar, caso já tenha chegado a um nível mais avançado.
ü     Aumente o tempo e o ritmo gradativamente até que volte a sua forma anterior.
ü     Alongue antes e depois dos exercícios, dando ênfase aos membros inferiores
ü     Se alimente corretamente, priorizando também a ingestão correta de carboidratos de acordo com o exercício praticado e o tempo de duração do mesmo.

O quanto demora para readquirir a forma física anterior vai depender do histórico de exercícios de cada um. Quanto melhor preparada for a pessoa, mais rápido ela recupera o que perdeu. De qualquer forma, o ideal mesmo é realizar os exercícios de maneira continua e só interromper diante de um problema que impossibilite tal prática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário