terça-feira, 12 de abril de 2011

CORPO SÃO, MENTE SÃ


Atividades intelectuais não são a única forma de se desenvolver a mente. Os Exercícios Físicos já são comprovadamente um importante aliado no desenvolvimento mental, otimizando, entre outras coisas, nossa auto-estima, memória e inteligência.
A harmonia entre corpo e mente gera um resultado que nos leva a ter uma melhor qualidade de vida tanto no âmbito pessoal quanto afetivo e profissional. A interação mente-corpo está cada vez mais chamando atenção não apenas dos médicos e dos atletas profissionais, mas da população em geral simpatizante de atividades físicas.
Não é preciso e nem recomendado ir contra sua própria natureza e se forçar a realizar uma atividade que não te agrade. Existe um leque de opções a serem escolhidas, para todos os gostos como caminhadas, danças, lutas , atividades aquáticas ou musculação. E principalmente no que diz respeito aos benefícios mentais, fazer a atividade com prazer é de extrema importância para se obter avanços.
Os Exercícios Físicos fazem aumentar o fluxo sanguíneo e estimulam a produção de novas células cerebrais, aumentando a quantidade de hormônios circulantes no organismo e a oferta de oxigênio. Com isso, há um aumento também da velocidade das conexões entre os neurônios no cérebro, facilitando a transmissão de informações e fazendo-o funcionar melhor. Desta forma, as conseqüências serão você se tornar uma pessoa mais inteligente, ter uma memória mais eficiente, uma maior auto-estima, ser menos ansioso e estressado, dormir melhor, ter o raciocínio mais rápido, uma maior capacidade de compreensão e, com tudo isso, se tornar uma pessoa mais feliz e autoconfiante. 
Além de obter benefícios a curto prazo, realizando exercícios regularmente estaremos alimentando constantemente nosso cérebro, e isso faz com que tenhamos um envelhecimento bem mais saudável, evitando ou atenuando problemas de memória ou quaisquer outros possíveis problemas cerebrais futuros.
Portanto, pratique atividades físicas regularmente. Viva com mais vigor e energia, resolva problemas com mais rapidez e serenidade, seja mais criativo e feliz. Exercite-se e tanto seu corpo como sua mente serão beneficiados. E isso só nos custa um pouco de esforço, disciplina e algumas gotas de suor.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A MUSCULAÇÃO E SUAS VANTAGENS

             A musculação é uma modalidade de exercício de grande valia para todos nós por nos trazer inúmeros benefícios tanto pra saúde como pra estética, a fazendo ser tão procurada por pessoas de todas as idades, cada um com seus objetivos.
 Uma alimentação correta é essencial para se obter sucesso nessa atividade. Como em qualquer ocasião, devemos ingerir quantidades adequadas de proteínas, gorduras e carboidratos, porém, neste caso, com uma atenção especial para as proteínas, já que são elas os principais combustíveis para nossos músculos. Porém engana-se quem acha que quanto maior a quantidade de proteínas ingerida, maior será a massa muscular adquirida. Nosso corpo tem um limite para a metabolização de proteínas*, e ao ingerir quantidades maiores do que essas, nossos fígado e rins serão sobrecarregados e, além disso, esse excesso se transformará em gordura e será estocada em sua maioria na região abdominal. 
Outro fator importante é o descanso, já que ao fazer musculação estaremos causando micro lesões aos nossos músculos, e é durante esse descanso, mais necessariamente durante o sono, que eles irão se refazer maiores e mais fortes. Portanto, sem dormir direito e malhando forte todos os dias os mesmos grupamentos musculares, estes não se recuperarão da forma adequada e o processo de hipertrofia ficará comprometido.
O objetivo de boa parte das pessoas ao escolher essa modalidade é ganhar mais massa muscular e assim melhorar sua aparência, porém, mesmo que não seja o propósito, ao ganhar músculos estamos trazendo inúmeros benefícios ao nosso corpo que serão descritos nos parágrafos abaixo.    
Engana-se quem acha que só as atividades aeróbicas emagrecem. A musculação tem um papel muito importante nesse processo, como uma excelente atividade complementar. Ao executá-la, estaremos aumentando nossa massa muscular e isso faz com que nosso metabolismo acelere e mais calorias sejam queimadas para “alimentar” esses músculos extras adquiridos, e essas calorias sim, provém em sua grande maioria da gordura. Estipulam que, ao adquirir 1 kg de músculos (o que não é das tarefas mais fáceis), estaremos perdendo em média de 80 a 120 calorias/dia sem fazer o mínimo esforço, só por ter essa musculatura a mais. Além disso, após um treino de musculação, nosso metabolismo fica algo em torno de 12% mais acelerado por algum tempo, quimando ainda mais calorias, até que nosso corpo volte a suas condições normais de repouso. Isso mostra o quanto a musculação é importante também na redução do percentual de gordura corporal.
Como dito, a musculação nos traz muitos outros benefícios como a prevenção de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e osteoporose, enrijecimento e resistencia muscular, ganhos de força e condicionamento físico, correção postural (minimizando problemas de desvio de coluna),  fortalecimentos ósseo e articulares, maior facilidade na execução das tarefas do dia a dia e aumento da auto estima.
A orientação de um bom profissional da área, seja como professor da academia, seja como Personal, é de fundamental importância em tudo isso, já que os programas de treinamento devem ser elaborados em cima dos objetivos e características de cada um. Se feito de maneira errada, os efeitos da musculação podem ser negativos, prejudicando sua saúde e podendo te trazer problemas físicos.
Então, praticando a musculação adequadamente, sem dúvidas, você terá todos esses benefícios, porém é necessário que tenha disciplina, siga as orientações e respeite sempre seus limites. 

* A quantidade ideal de proteínas ingeridas por dia gira em torno de 0,9g por quilo que você tenha. Caso pratique musculação, esse número pode ser um pouco maior, girando em torno de 1,3g.